domingo, 8 de fevereiro de 2009

Ditos populares! (no português correto)

No popular se diz:
'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro'
Correto:
'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'

EU NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é:
' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

'Cor de burro quando foge.'
O correto é:
'Corro de burro quando foge!'

Outro que no popular todo mundo erra:
'Quem tem boca vai a Roma.'
O correto é:
'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado,
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é:
'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso...
'Quem não tem cão, caça com gato.'
O correto é:
'Quem não tem cão, caça como gato... ou seja, sozinho!'

Vai dizer que você falava corretamente todos esses?

3 comentários:

pendriveblog disse...

NOSSA< ÓTIMA essa lista, tem tudo a ver... como nós falamos errado hein... tudo culpa do senso comum!

MUITO BOM MESMO, ri litros
xD

JIME disse...

Interessante... eu tb não sabia.
Valeu!

Soldado disse...

Eu conhecia: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no cu!"
hiaehiuahuiea