quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

33 brasileiros presos em uma mina

Um grupo de 33 mineiros BRASILEIROS fica preso em uma mina a 700 metros de profundidade.

1) O governo brasileiro (qualquer que seja o partido) cria uma comissão supra-partidária para iniciar o resgate, incluindo 25 membros da situação e 19 da oposição. Cada membro com direito a 5 assessores e dois secretários. Os trabalhos atrasam três meses, porque não houve acordo para nomear o presidente da comissão.

2) Como as despesas não estavam previstas, o Governo cria uma CPMF (Contribuição Provisória para Mineiros Fudidos) que, embora provisória, tem vigência até 2050.

3) O Chile oferece-se para emprestar os equipamentos utilizados no salvamento daquele país, mas a carga fica retida na alfândega brasileira por mais de três meses. O chefe da fiscalização somente os libera após o pagamento de propina.

4) Depois, os equipamentos ficam parados na estrada brasileira por quase dois meses, pois um grupo de manifestantes bloqueou a rodovia, exigindo a construção de 48 quebra-molas.

5) O consulado brasileiros em Santiago demora dois meses para conceder visto de entrada aos chilenos operadores do guindaste e da cápsula de salvamento, pois eles não puderam comprovar fonte de renda no Brasil.

6) Quando finalmente tudo foi "regularizado", o Sindicato Brasileiro dos Operadores de Máquinas entra na Justiça com uma liminar proibindo o trabalho dos chilenos, pois eles não eram sindicalizados.

7) Como a Justiça brasileira é bastante ágil, a liminar é "prontamente" derrubada em seis meses e é permitido o trabalho dos chilenos.

8) O Ibama exige licenciamento ambiental e condicionantes para autorizar o funcionamento do guindaste, e os ambientalistas fazem uma manifestação bloqueando a entrada da mina alegando que esta degrada o meio ambiente.

9) O Corpo de bombeiros embarga a operação, alegando falta de extintores de incêndio, e os traficantes do Comando Vermelho exigem que 60 % dos trabalhadores empregados na operação sejam da comunidade do morro do Borel.

10) Os índios Tupinambá da Serra da Mina invadem a área, pois alegam que ali é uma reserva indígena que lhes pertencem. A Polícia Federal é chamada, mas esta nada faz, pois não dispõe de efetivo nem viaturas para chegar ao local. Depois de muita negociação e fornecimento de cestas básicas, carros, computadores, telefones celulares e aluguel de casas para alojar os índios, estes resolvem permitir o acesso à mina, porém garantindo que retornarão na semana que vem.

11) Quando finalmente o guindaste desce a cápsula de salvamento, o cabo de aço se rompe, pois compraram um cabo de péssima qualidade, embora a preço de ouro em uma licitação fraudada.

12) Cria-se uma CPI para levantar as responsabilidades. Depois de quatro meses de discussão, acaba sendo arquivada pelo Conselho de Ética do Senado.

13) O Ibope, Datafolha, Globo, Sensus e outros institutos fazem pesquisas diárias para saber a opinião do povo, se os mineiros serão ou não resgatados. A Globo apresenta no Fantástico resultados dos testes do Inmetro com várias marcas brasileiras de cápsulas de resgate, todas reprovadas.

14) FINALMENTE, depois de dois anos e meio, chega o dia do primeiro resgate. SURPRESA! O resgatado é o único que ficou preso na mina, pois os outros 32 eram funcionários "fantasmas" e nunca tinham entrado nela.

15) O único mineiro resgatado é convidado para posar nu na Revista G Magazine, participar do Big Brother e ser entrevistado no programa de Luciana Gimenez.

Um comentário:

Santiago disse...

adicionei o seu banner e estou seguindo o seu blog.. da uma olhada em http://santhyoblogg.blogspot.com/ e vamos formar uma nova parceria.
abrass e sucess..